A PROTEÇÃO SOLAR E O LUPUS ERITEMATOSO
Dra. Branca Dias Batista de Souza, CRM SP 16729,
Médica Reumatologista pela Sociedade Brasileira de
Reumatologia
O lupus eritematoso é uma doença cutâneo-sistêmica relativamente comum em nosso meio e sofre piora, ou mesmo, é desencadeada pela exposição indevida à radiação solar.
O caráter desfigurante ou mesmo de risco de vida faz com que a proteção solar seja um dos fatores mais importantes no seu tratamento.
Nem sempre isto é possível somente com o filtro solar, pois este degrada rapidamente e a reposição deve ser contínua. Desta forma, é necessário uma proteção solar mais efetiva que é conseguida pelo uso de roupas e chapéus. Entretanto, o tecido comum de algodão não oferece proteção completa (deixa passar 10% da radiação ultravioleta solar).
Atualmente, as roupas e chapéus com filtro solar impregnado nas fibras do tecido garantem uma proteção solar absoluta. Portanto, este tipo de roupa é considerado um produto para saúde e passível de uma indicação médica.
O rompimento das fibras elásticas determina as estrias na gravidez, que se agravam muito pela exposição ao sol sem proteção. Esta é mais uma razão para se preocupar em proteger a pele do sol durante a gravidez. Como o sol diminui a imunidade infecções como o herpes simples pode ocorrer durante a gravidez.
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(11) 4508-0589 ATENDIMENTO DE 2ª A 6ª DAS 9:00 ÀS 18:00 |