logomarca Suncover

ROUPAS E ACESSÓRIOS COM
PROTEÇÃO UV

SEJA UM REVENDEDOR
Dia Nacional de combate ao câncer da pele
22.11.2013     por: Carlos Suncover

Dra Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia fala sobre o Dia nacional de Combate ao Câncer de pele e a importância da prevenção constante.

Dia Nacional de Combate ao câncer da pele acontece no dia 30 de novembro em todo país com ações de conscientização e locais para fazer exame preventivo gratuitamente.

Porém os cuidados com a pele devem ser constantes e fazer parte da vida de todos desde a infância, assim como escovar os dentes.
imagem
Entenda melhor como ocorre e os cuidados para se manter bem longe do câncer de pele.

O apelo estético do bronzeado, associado à diminuição da camada de ozônio, tem provocado o aumento da incidência dos tumores, além de provocar envelhecimento precoce, alterações da pigmentação e alergias solares.

Fora as causas genéticas e hereditárias, o fator de risco mais importante é a exposição ao sol sem nenhum tipo de proteção, sobretudo na infância e na adolescência, período em que as radiações solares causam alterações no DNA das células pigmentadas da pele que produzem a melanina. Por isso, os cuidados são fundamentais desde cedo, assim como na escovação dos dentes. Estima-se que uma em cada 100 crianças hoje em dia vai desenvolver o melanoma (tumor) na idade adulta.

“O câncer de pele tem aumentado nos últimos anos especialmente entre as pessoas que têm de 30 a 40 anos”, comenta a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Steiner. “Pessoas claras de pele, olhos e cabelos são as mais sensíveis. Os mais velhos, com histórico de trabalho ao ar livre também.”

A dermatologista explica ainda que feridas e caroços avermelhados que não cicatrizam podem caracterizar carcinomas basocelular ou espinocelular, essencialmente ligados à exposição solar. Já as pintas pretas, irregulares em termos de cor e nas bordas, podem representar o melanoma, o tipo mais agressivo. “Qualquer parte do corpo pode ser afetada, mas áreas expostas correm mais riscos que as outras.”

O comportamento de uma pessoa diante do sol durante a juventude influencia na chances de desenvolver o câncer, pois os danos são cumulativos.

Os raios ultravioleta UVA e UVB são os principais responsáveis pelas mutações genéticas. Os UVA, emitidos inclusive nas cabines de bronzeamento artificial, também são perigosos.

Pessoas que se expõem ao sol ou que já desenvolveram algum tipo de câncer de pele devem continuar a se proteger com filtros químicos e também por meio de roupas e chapéus.

Existem até tecidos com fotoproteção incorporada às fibras.

Os brasileiros ainda não estão conscientes da importância da proteção adequada. A estatística é alarmante, pois, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de tumor é o de maior incidência no Brasil atualmente.

Os dermatologistas, não querem que as pessoas parem de tomar sol. Ele é antidepressivo, combate a osteoporose e participa da síntese de vitaminas importantes para o crescimento infantil.

Hábitos saudáveis de exposição ao sol e a visita ao dermatologista ao menos uma vez na vida são essenciais. Quem tem sarda deve ter cada pinta avaliada pelo médico, que também pode orientar sobre como identificar anormalidades na pele. O surgimento de sinais ou a mudança no formato, nas bordas, na cor e no tamanho dos já existentes são motivos suficientes para procurar um especialista.

A detecção precoce não é suficiente para diminuir a ocorrência do melanoma, mas reduz a mortalidade. Os oncologistas estimam que tumores em estágios iniciais sejam curáveis entre 90 e 95% dos casos. No entanto, apenas 2% dos pacientes com câncer avançado sobrevivem por dez anos após a intervenção cirúrgica.

Na Austrália, a população respondeu muito bem às campanhas e aderiu ao comportamento seguro diante do sol. O país deixou o topo do ranking de maior incidência de câncer de pele no mundo e hoje é o único que consegue frear o avanço da doença. É uma receita que o Brasil também pode seguir.

Texto extraído da revista Superinteressante.

COMENTÁRIOS

NEWSLETTER


Cadastre seu email e receba novidades da Suncover
OK

CENTRAL DE ATENDIMENTO
0800 659 595
Marknet®     Soluções Web